Cachete - S. M. Antigamente, no Nordeste do Brasil, era assim que se chamava qualquer comprimido para dor.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile e Tsunami no Brasil!

Terremoto no Chile
Foto Folha de São Paulo

As duas principais notícias que preencheram as páginas de jornal deste domingo são o Terremoto do Chile e o Tsunami do Brasil.
O Terremoto matou mais de 300 pessoas e foi uma verdadeira catástrofe para o povo chileno. Nos solidarizamos com isso! E desejamos breve recuperação ao País!

Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e Ricardo Noblat
Flagrados no momento em que se preparavam para tomar cicuta

A Tsunami no Brasil também foi uma grande catástrofe. Catástrofe para as forças do atraso e do conservadorismo brasileiro. Foi uma onda arrasadora que derrubou os Castelos de Sonhos e as esperanças do trio do atraso PSDB/DEM/PPS, que é apoiado pelos "três patetas" da mídia - Reinaldo Azevedo, Ricardo "Itaucard" Noblat e Augusto Nunes.
A Tsunami causou um desabamento de 5% nas intenções de voto para o Vampiro José Serra e sua amplitude de onda foi de 5% nas intenções de voto a seu favor. O que gerou uma arraso de onda de 10% das intenções, se medido de pico a pico.
Mas, estranhamente, essa Tsunami tem a ação destruidora localizada. Apenas atinge áreas que possuem ligações com o atraso, o facismo, o descaso com a coisa pública e com os menos favorecidos. Em outras áreas, ela tem ações construtivas e carreia esperanças de continuidade e melhoria para todo País. Essa Tsunami, contrariando às outras do mundo, como os furacões, possui nome. Seu nome é Dilma Vana Roussef!

Foto da Tsunami

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Choradeira é Geral!

video
Chora, Direita Podre!!!!

E mais interessante é visitar os famosos blogs de direita... O clima é de desolamento, revolta e descrença.

Opinião dO Cachete:
Continuo não acreditando em pesquisa, mas é gostoso ver a direita, que acredita, sangrando por suas crenças!

Noblat Levou uma Bola nas Costas do Itau

Sifu!

O Jornalista (?) Ricardo Noblat encontra-se neste momento preso em um quarto de hotel em São Paulo devido a problemas em seu Cartão de Crédito Master Ultra Hiper Mega do Itau. A saga? Basta clicar aqui... e ser forte para não rir!

Opinião dO Cachete:
Beeeeeeeeeemmmmmmmm Feeeeeeeeeiiiiiiiitttttttoooooo!!!!!!!!!!!!!

Ciro Gomes Decidiu!

O Menino Maluquinho - Só falta a panela na cabeça!
Foto Dida Sampaio/AE

Ciro Gomes (PSB - CE ou SP?) finalmente decidiu, definitivamente de forma irrevogável , que será Candidato a Presidência da República, a Vice-Presidente da Chapa de Aécio Neves (PSDB-MG), a Senador por São Paulo, a Governador de São Paulo e a Deputado Federal.... Tudo ao mesmo tempo!

E ainda tem gente - e jornalista - que leva esse cidadão a sério! E com isso ele aparece...

Lula, Cuba, a Direita e o PIG

O Triunvirato Socialista

A Direita Brasileira encabeçada pelas figuras do falido DEM, pelo ultrapassado PSDB, pelo PPS (quem?), PIG e Jornalistas sabujos e vendidos, foi à loucura com o posicionamento de Lula em Cuba quanto à morte do dissidente.
Agora imagine você. Você chega na casa de um amigo seu e logo que entra começa a falar que a casa está desarrumada, que o piso está sujo, que o banheiro fede... Você faria isso? Em política da boa vizinhança isto é radicalmente proibido. Imagine em diplomacia internacional? Mas os podres insistem nisso! Querem baixar a lenha em Cuba e em Lula!
Agora, qual a posição deles para os presos de Guantanamo? Muitos estão lá sem mesmo uma acusação formal de seu crime por parte dos Estados Unidos! Qual a posição deles sobre a morte de 10 crianças no Afeganistão por erro da OTAN, nome que o PIG está dando aos EUA ultimamente? A direita é parcial e raivosa. Está sempre de olho em Lula para criticá-lo desde seus erros de português até seus acertos de política, programas sociais e bem estar de toda nação!


Atentado a um avião Cubano em 1976

O que a direita acha do vídeo acima? A bomba foi colocada no avião por um dissidente... Para saber mais, clique aqui!

Atualização:
Após postar a matéria acima, zapeei em alguns sites para conhecer as opiniões deles sobre o assunto. No site do Observatório da Imprensa, descobri este comentário que fiz questão de destacar:

Perfeito!!!
Pergunto: Por que o El Pais não faz uma campanha para a libertação dos prisioneiros bascos ligados ao ETA? São prisioneiros comuns? Ou prisioneiros políticos?

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Humberto fica livre das acusações da Operação Vampiro

Humberto Costa - Ficha Limpa
Agora é que a porca vai mesmo torcer o rabo. O Ministério Público decidiu hoje que não há provas da participação de Humberto Costa (PT) na Operação Vampiro. Bem, Humberto vinha dizendo que esperaria ser absolvido dessas acusações para disputar um cargo majoritário. Acho que esse é o sinal para ele partir com tudo para cima do “companheiro” de partido e ex-prefeito do Recife João Paulo na disputa por uma das vagas de senador na chapa governista.
Todos devem lembrar que Humberto era o ministro da Saúde quando foi denunciada uma máfia que roubava nas compras públicas de hemoderivados. Durante a campanha de 2006 ao governo do estado, Humberto foi abatido em pleno voo quando sua campanha decolava, quando a Polícia Federal anunciou seu indiciamento.
Eis que o decide hoje procuradora Regina Coeli Campos de Meneses, da Procuradoria Regional da 5ª Região:
“Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo. (…) Em que pese a peça acusatória descrever em detalhes a prática de crimes envolvendo particulares (…) não se pode atribuir ao superior hierárquico a coautoria ou participação nos crimes sem prova contundente de sua colaboração nos supostos atos delituosos (…) é dever do Ministério Público, da mesma forma em que promove a ação penal, entendendo que não há provas suficientes para um juízo condenatório, pedir a absolvição. A função do Ministério Público não se restringe a de mero acusador, pois, em ambas hipóteses de resultado (condenação e absolvição), tem a obrigação de zelar pela aplicação da Lei e dos direitos e garantias fundamentais do acusado.”
Ou seja, Humberto volta a ser candidato ficha limpa, numa situação semelhante à de Eduardo Campos (PSB), inocentado do Escândalo dos Precatórios. Eduardo, que não podia ir jantar num restaurante no Recife sem ser xingado, hoje é o governador de Pernambuco.

Engolido do Blog Acerto de Contas

Opinião dO Cachete:
Estamos muito felizes com o Governador Eduardo Campos! Seu Governo é um exemplo!
Gostamos de João Paulo! Torcemos por ele; seja para que cargo for!

Promoção!!! Interessa a Alguém?

 
Descontão de 41%! Mulher bonita não paga, mas também não leva!!!

Recebi a proposta pelos Correios...
Queda nas vendas. Queda nas assinaturas. Promoções de arrasar! É o prenúncio do fechamento! Destino justo para uma revista que há muito perdeu seu compromisso com a verdade e o bom jornalismo. Que tornou-se o órgão de propaganda escancarada da mais extrema direita brasileira. Que tornou-se um antro de jornalistas sabujos e vendidos. Jornalistas que não permitem em seus Blogs a postagem opiniões contrárias às deles, que revidam com agressão, ironia ou escárnio. E se dizem democratas... Acho que são DEMOCRÁPULAS!
O Cachete anuncia que muito em breve os senhores Diogo Mainard, Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes estarão na fila do Seguro Desemprego da Caixa Econômica Federal.
Se não conseguirem ganhar os R$ 50 mil do Nassif, o prazo diminui...

Assinar a VEJA? Nem a pau, Juvenal!!!!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Cachete na Campanha Tucana!


A Chapa dos Sonhos para O Cachete
José Serra e Agripino Maia 
Entramos na Campanha Tucana! Esperamos do fundo do nosso coração que o PSDB/DEM/PPS aceite nossa sugestão. Demotucanos, pensem bem e confirmem a Chapa Majoritária conforme acima. José Serra e Agripino Maia seriam a chapa dos nossos sonhos! Pensem nisso!
Ia ser uma lavada.... hehehehe

E você, leitor? Qual a sua sugestão?

Ela Voltou...


A Jornalista Conveniente

A Miss PIG mais uma vez gastou sua saliva com sua opiniões parciais sobre Cuba e Lula. Faltou pouco para ela culpar Lula pela morte do dissidente. Mas culpou pelos acordos firmados com Cuba sem mesmo saber que acordos são esses. Parodiando o que disse a Miss PIG, O Cachete gostaria de dizer que:
"A Miriam Leitão, que defendeu o Golpe em Honduras, não é a mesma Miriam Leitão que rejeita o Governo Socialista de Cuba. Aparentemente são duas Mirians diferentes, porque se comporta de maneiras diferentes na política externa".

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

É Festa.... Acabou!!!!

video
É Festa!!!

Chora, Maia, Chora!!!!

A Pá de Cal sobre a Folha de São Paulo

Nota Pública sobre retomada de posse da rede de fibras ópticas pela Eletrobrás
Data da publicação: 23/02/2010

Em atenção às notícias "Nova Telebrás beneficia cliente de Dirceu" e "Dirceu recebe empresa por trás da Telebrás", veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo na capa e página B1, com circulação no dia 23 de fevereiro, esclarece a Advocacia-Geral da União:

1) A União obteve, em reclamação apresentada pela AGU ao Tribunal Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 2009, a retomada da posse das fibras ópticas do sistema de transmissão e distribuição de energia.

2) A rede de fibras ópticas é de propriedade das empresas do sistema Eletrobrás e foi operada pela massa falida da Eletronet mediante previsão contratual.

3) Para a retomada da posse, a Eletrobrás apresentou caução conforme determinação judicial proferida em junho de 2008.

4) A caução atenderá exclusivamente eventuais direitos de credores da Eletronet e não dos seus sócios.

5) A utilização que vier a ser dada à rede de fibras ópticas não beneficiará a massa falida da Eletronet, seus sócios, seus credores ou qualquer grupo empresarial privado.

6) A retomada desse patrimônio, por via judicial, não gerou direitos aos sócios da Eletronet ou qualquer outro grupo empresarial privado.

7) Eventual reativação da Telebrás não vai gerar receitas ou direitos de crédito para a massa falida da Eletronet, seus sócios, credores, ou qualquer grupo empresarial com interesses na referida massa falida.

Do Site da Advocacia-Geral da União

Video Fantástico!!!

Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.


Filme fantástico, apesar da protagonista ser muito parecida com a Senadora Marina Silva (rsrs)!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Cinismo de Agripino Maia

Agripino Maia - O Cínico

José Roberto Arruda é (ou era) do DEM. Foi preso. Passa por processo de cassação.
Paulo Otávio é (ou era) do DEM. Renunciou para não ser cassado.
Diversas pessoas ligadas direta ou inderetamente ao DEM estão envolvidas no escândalo chamado de "Mensalão do DEM".

Hoje, em entrevista coletiva, o Senador Agripino Maia disse que tudo que estava acontecendo não era um problema do DEM, por que o DEM não tinha nenhum representante no executivo do GDF. Logo, era um problema do GDF! É muito cinismo, Senador!!!! Muita cara de pau!!! Espero que nossos irmãos do Rio Grande do Norte lembrem-se destes fatos na próxima eleição e ponham vossa excelência no lugar que merece... Longe da política!!! No mínimo!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A OTAN Mata Novamente!

Cadê o País que estava aqui? O PIG Comeu!

Vou bater no mesmo assunto novamente. Mudaram o nome de um país da América do Norte, que fica entre o Canadá e o México... A ONU continua calada.... E o GENOCÍDIO continua!
Clique aqui e fique p...!
Vergonha, Sr. Prêmio Nobel da Paz Barack Obama!

Assim Governa o PSDB


Ahn? Hein? Como assim?
Avisem ao Serra a pauta da reunião! Nem ele sabe sobre o que o Afif Domingos está falando!!! É assim que o PSDB governa! Sem rumo, sem prumo, sem direção!

Em tempo:
Trimedal existe sim, Sr. Ex-ministro da Saúde! O Sr. tem a simpatia de um segurança de gafieira!

A Isenção da VEJA

Mais um festival de tendências de uma das Principais Representantes do PIG Brasileiro.

Tome um Dramim e clique aqui!

Já dizia o Mano Caetano!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Kassab Foi Cassado! Culpa de Lula????

Kassab - O Cassado
Fiquei abismado com a posição de alguns jornalistas, blogueiros, comentaristas e pitaqueiros de direita sobre a ação movida pelo TRE de São Paulo que culminou na cassação do Prefeito Gilberto Kassab - DEMocrápulas/SP. Vocês acreditam que, em uníssono, eles estão acreditando na participação do Presidente Lula no processo? Falam do mais novo golpe do PT, de perseguição do Lula... daqui há pouco vão dizer que o Roberto Arruda é inocente e que Pinochet foi vítima de Allende!
O Tio Rei está de ressaca moral, Augustinho Nunes (tão canalha quanto o Agostinho Carrara da Grande Família) está em catatonia verbal... nem fala sobre o assunto.... Chora, raça escrota. Paguem o preço da canalhice, arrogância e disfarçatez!
Tem maluco para tudo nesse mundo de Deus... e ainda sobra um para tocar sanfona...

Entrevista de Dilma na Revista Época


Fala, Dilma!!!
Palavras da futura Presidente do Brasil.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Democratas. Isso não é um Partido! É uma Quadrilha!

Um Partido? Não! Uma Quadrilha!

Roberto Arruda, Gilberto Kassab... Quantos faltam ainda? Tem mais pedras desse dominó que podem cair!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bateu o Desespero no Coturno Noturno... Também!


Sempre achei que esse Coturno era Cor de Rosa

O Coronel - sem preconceito, esse cara deveria sair do armário de uma vez por todas! - entrou em total desespero. Está convocando Blogs de Direita para fazer uma frente ampla anti-Dilma, anti-Lula, anti-tudo, com direito a banner no estilo "Brasil, ame-o ou deixe-o!" Lembram daquela história da época da Ditadura Militar sobre a "esquerda trocar a bandeira do Brasil pela bandeira vermelha com a foice e o martelo"? Acredite! O filhote de cruz-credo reviveu esta história!

Ô Coronel! Segundo vocês, a eleição já está ganha! Por que então este desespero?

Se quiser ver o post original, tome um Dramim e clique aqui!

Entrevista de Lula ao "Estadão"

video
O Cara coloca pontos nos Is

A entrevista é longa. Demora 1:30 hs... mas é bastante esclarecedora sobre vários temas.
- Retorno em 2014
- A escolha de Dilma como sua sucessora..

Excelente!

Eu Tenho Medo



Eu Tenho Medo

Oito anos depois de Regina Duarte tentar apavorar os brasileiros durante a campanha eleitoral para presidente em 2002, que naquele momento já rejeitavam o FHC e o governo do PSDB, criando mitos sobre o que Lula poderia fazer com o país como acabar com a estabilidade e o controle de inflação, chegou a nossa vez de alertar as pessoas para o medo que temos do país voltar às mãos de quem o levou ao fundo do poço quando teve a oportunidade de governá-lo, e diferente de 2002, hoje temos medo porque temos uma experiência real com eles no poder para fazer nossas avaliações e não apenas especulações, como Regina fez:

Eu tenho medo da desativação gradativa dos programas sociais;

Eu tenho medo do sucateamento das estatais com a intenção de privatizá-las;

Eu tenho medo da falta de planejamento que já levou o país a um apagão energético.

Eu tenho medo das políticas econômicas equivocadas que fizeram o país quebrar tres vezes;

Eu tenho medo da concentração ainda maior dos meios de comunicação;

Eu tenho medo da ascenção ao poder da direita reacionária que está por trás do PSDB;

Eu tenho medo de gente que reescreve a história tentando igualar torturadores assassinos e vítimas;

Eu tenho medo da volta da política de desvalorização do funcionário público;

Eu tenho medo de voltar a ser governado pelos Daniel Dantas da vida;

Eu tenho medo da falta de incentivo que fez quebrar setores produtivos do país;

Eu tenho medo da volta do neoliberalismo que concentra renda e aumenta a pobreza;

Eu tenho medo do retrocesso nos avanços do Prouni e cotas raciais;

Eu tenho medo de voltarem a tratar os sem-terra como em Eldorado de Carajás;

Eu tenho medo de entregar a chave do cofre para aliados do Arruda, da Yeda, do Richa…;

Eu tenho medo da Polícia Federal voltar a ficar amarrada sem combater colarinho branco;

Eu tenho medo do país voltar a ser coadjuvante no cenário internacional;

Eu tenho medo de ser governado com quem não dialoga com setores da sociedade;

Eu tenho medo de quem manda a polícia bater em manifestante e estudante;

Eu tenho medo da volta dos salários de fome e da escassez de empregos;

Eu tenho medo do retorno dos incompetentes protegidos pela mídia chapa branca;

Eu tenho medo de voltar a ter um presidente que governa para os ricos e não fala a língua dos mais necessitados.

Opinião dO Cachete:
Eu tenho pânico!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Desonestidade DEMocrata!

Novo Logo do Demo

Achei bastante interessante - para não dizer escrota - a forma do Blog do DEM apresentar o resultado da pesquisa do IBOPE. Vejam abaixo:
No item 1 eles pegam os dados da Pesquisa CNT/Sensus de 25 e 29 de Janeiro. No item 2 eles sacam a pesquisa do Ibope de fevereiro e - pasmem - comparam uma com a outra!!!!
Resultado: Serra que tinha 33,2% passou para 36% - logo subiu nas pesquisas! E Dilma que tinha 27,8% passou para 25% - logo caiu!!!! Isso é uma aberração em matéria de pesquisa, de matemática e de honestidade de informação. São pesquisas diferentes, com metodologias diferentes! Não podem ser comparadas entre si!!! Nem a mãe do PIG - A Rede Globo - fez isso!

Democratas - um partido desonesto, com pessoas desonestas!

Continuo dizendo que não acredito em pesquisas! Elas podem ser facilmente manipuladas... até por asnos democratas!!!

Policiais e Civis Mortos pela OTAN no Afeganistão...

Bandeira da OTAN

Aviso do Blogueiro:
Quem encontrar por aí um país chamado Estados Unidos da América, por favor avisar ao PIG... De repente ele sumiu do mundo e colocaram um tal de OTAN no lugar dele!

Afeganistão diz que sete policiais foram mortos por engano pela Otan.

da Folha Online

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Zemaray Bashary, disse nesta quinta-feira à agência de notícias France Presse que um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) matou, por engano, sete policiais afegãos no norte do país.

Segundo Bashary, uma patrulha do Exército afegão, da polícia e da Otan foi atacada às 14h30 (08h no horário de Brasília) por militantes do grupo islâmico Taleban, no distrito de Imam Sahib, na Província de Kunduz.

As tropas internacionais pediram então apoio aéreo e "as forças afegãs foram bombardeadas por engano", acrescentou Bashary. "Sete policiais morreram, entre eles dois oficiais, e dois policiais ficaram feridos".

O diretor do hospital central de Kunduz, Nur Ull Haq Hakimi, confirmou à France Presse ter recebido corpos de sete policiais, além de dois agentes feridos.

O incidente não tem relação com a Operação Moshtarak, a megaoperação das tropas afegãs e da Otan na cidade de Marjah, reduto taleban na Província de Helmand.

Desde que o general Stanley McChrystal assumiu o comando das tropas dos EUA e da Otan no país, os militares convivem com regras mais rígidas para o uso de ataques aéreos, para evitar a morte de civis, um dos temas mais delicados da ação contra o Taleban.

O próprio McChrystal afirmou em relatório entregue no ano passado ao governo que, ao causar a morte de civis e danos colaterais "desnecessários", a coalizão pode perder a batalha contra o Taleban.

Vítimas civis

As novas regras de cautela impostas por McChrystal enfrentam na megaoperação em Helmand seu primeiro grande teste na prática.

No fim de semana, 12 civis foram mortos por um míssil da Otan que atingiu uma casa. A aliança militar ocidental negou na noite de terça-feira ter errado o alvo, versão inicialmente divulgada.

Segundo oficiais afegãos, a casa foi alvejada porque abrigava três insurgentes, que usavam os civis como escudos humanos.

McChrystal chegou a pedir desculpas pelo erro e pela morte dos civis. O general britânico Nick Carter disse que o míssil atingiu o alvo correto e que os insurgentes estão operando em moradias civis.

No quinto dia da ofensiva em Marjah, a Otan retomou nesta quarta-feira os ataques aéreos - suspensos após as mortes dos civis - e as forças afegãs hastearam uma bandeira do Afeganistão no principal mercado da cidade, para simbolizar o controle sobre o local.

O ato, no entanto, não significa que os combates tenham cedido --trocas de tiros têm sido constantes entre o Taleban e os soldados aliados. Até agora, segundo a Otan, morreram na ação 40 insurgentes, quatro soldados e ao menos 15 civis.

Ofensiva

A ofensiva, que teve início no último sábado (13), pretende expulsar os talebans da área, retomando o controle da região com o mínimo de mortes civis e danos. A intenção é que as cerca as pessoas que vivem na área aceitem o governo da administração afegã.

Com cerca de 15 mil militares, a ação foi anunciada como uma das maiores da guerra que começou há oito anos, após os ataques terroristas de 11 de Setembro, atribuídos à rede terrorista Al Qaeda, abrigada pelo Taleban.

Ela foi batizada de Mushtarak, que significa 'juntos' em dari, e é a primeira operação que conta com a participação das tropas afegãs no planejamento - resultado, segundo a Otan, do grande investimento em treinamento das forças locais.

O primeiro grande ataque desde que o presidente Barack Obama ordenou o envio de mais 30 mil para o Afeganistão, em dezembro, é o início de uma campanha para impor neste ano o controle do governo em áreas controladas pelos rebeldes, antes que as forças americanas comecem a se retirar gradualmente - em 2011, segundo os planos do Pentágono.

Cerca de 4.500 fuzileiros navais americanos, 1.500 soldados afegãos e 300 soldados americanos participam na ofensiva na região de Marjah. O plano foi anunciado há semanas, para alertar os civis de Marjah e conquistar seu apoio, e estimular o Taleban a depor armas.

Com agências internacionais.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Golaço de Petkovic.... Um Gol Socialista!

Golaço!!!!!!
Engolido do Blog do Miro

A loura deve ter ficado nervosa... faltou pesquisa antes de entrevistar o Petkovic e sair com pontos para o capitalismo!
Resolvi deixar o requadro do video na cor rosa em homenagm à loura-burra!

Um verdadeiro gol de esquerda, não foi?

Arnaud Rodrigues - Um Pernambucano que deixa Saudades!

Vai com Deus, Meu Irmão!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Recife, A praça enlevada à vila

Ao som dos clarins de momo, a população do Recife tem mais um motivo para celebrar o carnaval.

Há trezentos anos passados o próspero povoado do Recife logrou ser emancipado politicamente da “cidade” de Olinda, onde vivia a chamada “ nobreza da terra”, os descendentes das primeiras famílias da colonização duartina, vinculados à propriedade e à produção açucareira da Capitania.

Governava Pernambuco o fidalgo e militar de boa reputação no reino, Sebastião Castro e Caldas (1707-1710), quando chegou ao Recife, pelas mãos do Bispo D. Manuel Álvares da Costa, a carta régia do rei de Portugal, D. João V, datada de dezenove de novembro de 1709, que ordenava a ereção da vila do Recife, uma demanda antiga dos habitantes da povoação portuária, centro do comércio, onde viviam os mercadores e os “homens de negócio” de amplos cabedais da Capitania.

Em cumprimento às ordens de El Rei, quando eram travadas acirradas disputas entre os interesses dos agricultores mazombos sediados em Olinda, instalados no Senado da Câmara da “cidade”, e os comerciantes emergentes da praça do Recife, oriundos do Reino, o governador resolveu, às escondidas, na noite do dia 15 de fevereiro de 1710, erguer, na praça do Corpo Santo, o pelourinho provisório, símbolo da justiça e da elevação do povoado à condição de vila, o que provocou a reação da ‘nobreza da terra”, desencadeando a chamada “ guerra dos mascates’.

Embora sob oposição dos olindenses, foi instalada a Câmara dos vereadores da nova vila, então denominada São Sebastião do Recife, composta basicamente por mercadores e “homens de negócio” da praça, que não tinham “ qualidade de origem’ e eram portadores de “defeito mecânico’, em razão do trabalho manual da mercancia, considerado vil na escala dos valores da sociedade do Antigo Regime transplantada para o ultramar.

A despeito da ação atabalhoada do governador, que provocou o aprofundamento dos antagonismos, Sebastião Castro e Caldas, com a ajuda dos comerciantes da praça, logrou estabelecer o termo e instalar a primeira Câmara municipal com representação majoritária de mercadores e comerciantes da América portuguesa.

Os primeiros oficiais “eleitos” para a Câmara do Recife foram também os mais abastados e destacados “homens de negócio” enriquecidos na praça, notadamente o intrépido mercador Joaquim de Almeida, defensor da causa recifense e fundador da prestigiosa Ordem Terceira de São Francisco do Recife.

Entretanto, a sublevação pôs-se em marcha. Depois de atentarem contra a vida do governador, os olindenses derrubaram o pelourinho e queimaram o cofre dos pelouros para a eleição da Câmara, tomando os livros e os autos da criação da vila.

Os recifenses organizaram o levante de retomada da vila com o apoio do governador da Paraíba e do Conselho Ultramarino. Com a chegada do governador Félix Machado Mendonça a ordem foi restabelecida na Capitania e confirmada a emancipação do Recife.

Sob a égide dos “homens de negócio’ e dos mercadores emergentes, em oposição histórica à fidalguia açucareira, foi fundada a vila do Recife, um capítulo tricentenário de lutas de sua longa história libertária, que merece ser sempre ser celebrada em todos carnavais.

Maria Eduarda Marques é historiadora e nascida no Recife.
Engolido do Blog do Noblat... Pelo menos alguma coisa presta lá...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Jair Bolsonaro - Um lambe-botas da ditadura

video
Jair Bolsonaro - Um lambe-botas da ditadura.
Por quanto tempo vamos aguentar esse cão raivoso?

Essa aberração da natureza sobe à Tribuna do Congresso Nacional e destila todo o seu veneno contra quem ele bem entender... Bajula a Rede Globo... Agora, bajula a Igreja.... Faz apologia à tortura e à execução sumária... Atropela os Direitos Humanos... Xinga... Esperneia! E nada é feito contra essa praga? Ninguém bate de frente com esse canalha? Deputado Maurício Rands... Votei em V. Excia. Tome uma providência contra essa figura sem princípios morais...
Como pode ser visto em sua falação, esse é mais um que está com o "C.. na Mão" com a questão da Comissão da Verdade. Esse baba-ovo deve estar com medo de ter algum chefinho do generalato na lista dos ameaçados da "desanistia". E, pode ter certeza, a Caserna vai cair!
Pelo menos ele ainda teve uma visão do futuro quando fala "espere a Dilma assumir".... Até essa besta já conta com a situação!

Esse puxa-saco de General deve se masturbar com uma foto de Castelo Branco e um cacetete enfiado.... deixa para lá!

José Serra - O Criptkeeper


É isso que você quer para o Brasil?

O Brasil não é um Filme de Terror!

Homenagem do "Bloco Quanta Ladeira" a José Serra.


José Serra está se tornando uma unanimidade no Brasil

Versão da música "Terra" de Caetano Veloso
Versão Quanta ladeira
Mas que candidato feio
Mas parece uma caveira
Um vampiro de cinema
Com essa cara de Zumbi
Uma múmia do Egito
Vindo de outro planeta

Zé da cara de buceta

Serra, Serra
Um ser mutante
De aparência horripilante
Que jamais eu votaria...

Opinião do Blogueiro:
O PIG, os Blogueiros do PIG, o DEM, o PSDB vão precisar de muito "Rebolation" para maquiar esse Criptkeeper - A Caveirinha que apresenta a série "Contos da Cripta" - para as eleições. Não me surpreenderia se esse projeto da direita fosse abortado ainda no papel ou substituido por coisas como FHC e Agripino ou Tasso e Rodrigo Maia. Se bem que eu acho que Vesgo e Silvio do Pânico ou Amaury Dumbo e Freddy Mercury Prateado têm mais chance!

Qualquer semelhança é mera coincidência...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Reinaldo Azevedo e sua Máscara de Babaca... É Carnaval!!!!

Reinaldo Azevedo com Máscara de Babaca e José Serra com Fantasia de Vampiro!

Resultado de nossa pesquisa científica sobre "Qual a Fantasia que o Reinaldo Azevedo deve usar no Carnaval?"
Resultado:
Clique na figura para ampliar.

Dilma e José Serra no Galo da Madrugada.


Dilma polidamente desconversa sobre o show de popularidade no Galo da Madrugada.
Video by Blog do Jamildo

Serra, com equipe de filmagem, diz que não veio pedir voto
Publicado em 13.02.2010, às 11h12
Do JC Online
Com camisa polo azul e calça cáqui de brim, o presidenciável e governador de São Paulo José Serra chegou ao camarote oficial do Galo Madrugada dizendo que não veio fazer campanha.

Segundo Serra, ele veio ao Recife como folião e lembrou que, na década de 80, havia assistido ao desfile do Galo. As impressões agora? De que o bloco cresceu bastante.

Serra chegou ao camarote já com o desfile iniciado, no momento em que passava o primeiro trio elétrico. Ou seja, foi na base do aperto que o presidenciável se locomoveu por cerca de cem metros até a entrada do camarote.

Durante o trajeto, José Serra foi pouco reconhecido. E entre os que o reconheceram, alguns afirmaram, de forma provocativa, que votariam em Dilma (ministra da Casa Civil).

IMPEDIMENTO - A imprensa que acompanhava Serra foi impedida de entrar no camarote oficial do Galo da Madrugada. Até mesmo a equipe trazida por Serra teve problemas. Somente depois de o cientista político e marqueteiro Antônio Lavareda que os jornalistas conseguiram entrar no local. (O grifo é nosso - O Cachete)


Quanto entusiasmo!

Video by Cloaca News

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Marchinha da Dilma!


Vote na Coroa!

Separados na Maternidade!

Um promove a justiça; O outro pertence ao lado sombrio da força... PLIM PLIM!

O Noblat Torce e Distorce!

Ele torce pelo PSDB e distorce o que Lula fala!

Em mais um post vergonhoso, o Jornalista, Colunista e Canalha Ricardo Noblat conseguiu distorcer uma declaração do Presidente Lula. Achando que seus leitores são um bando de iletrados ou analfabetos funcionais, o filhote de cruz-credo postou a pérola abaixo:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/02/11/lula-esta-errado-265663.asp

O imbecil é desmascarado nos comentários... mas ainda existe um pá de bois de presépio que o aplaudem e pedem bis!

Em pensar que essa trepeça é pernambucano.... Queria meia hora de frevo com ele no Pátio de São Pedro... Ia tomar tanta cotovelada no focinho....

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Como Pensa um DEMocrata!


Prisão de Roberto Arruda a parte... Alguém pode me dizer por que o Agripino Maia continua defendendo o meliante? Bom Governador? O cara é um ladrão, Senador! E bom ladrão, só existiu um e recebeu o Habeas Corpus ainda na cruz! E, se bem me lembro, vocês postegaram a expulsão dele do DEM o quanto puderam... O meliante foi que pediu sua desfiliação! E agora o Senador acha que a prisão dele foi um fato lamentável para a classe política brasileira.... Mais lamentável foi a roubalheira que ele liderou!
Mais uma vergonha para a coleção de vergonhas e meliantes do Partido dos Democratas!

Chamar este partido de Democratas me queima a língua!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como Eliminar Vampiros?

video
Como Eliminar Vampiros?

Falta de Água é Normal...


Para o Bom Dia (?) Brasil... Assim eles pensam! Se falta água no Bairro de Cidade Olímpica em São Luiz, ou em Laranjeiras no interior de Sergipe, ou em Pato Branco no Paraná, não há motivo para 800 mil pessoas em São Paulo estarem reclamando. E mais, a falta d'água foi provocada por painéis de controle danificados pela chuva.... Culpa de São Pedro novamente. Típico de uma Gestão Demotucanalha...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Uma Charge que Resume o PSDB


Calma, Senhor Fernando! O pior ainda não chegou...

Voltei, Recife!!!!

Foi a saudade que me trouxe pelo braço!
O Rio de Janeiro continua lindo, mas Recife é o maior espetáculo da Terra! Estou de volta! Apesar de mudança de aeronave por sistema de partida de motores quebrado, pânico a bordo devido ao calor na cabine por falta de arcondicionado, piti do comandante, menino chorando, mulheres desmaiando, homens reclamando... Mas no fim, deu tudo certo! Estou vivo e pronto para incomodar a direita novamente!

O Blog Coturno Noturno...A Burrice Continua!

Clique na imagem para ampliar

O Blog Coturno Noturno, do alto de seu quepe - já ouvi algo parecido em algum lugar - criou uma petição online para provocar um debate entre Lula e FHC sobre os progressos de cada Governo. Uma grande bobagem, até por que o Presidente Lula não tem tempo, nem saco para aguentar 5 minutos de papo com o FHC. Sem falar que os números divulgados até pelo The Economist não mentem e não precisam da retórica demotucanalha para confirmá-los, ou não! Mas o bom é que o Petition Online me permitiu deixar uma mensagem aos nossos queridos da direita escrota, marrenta e raivosa... E dar mais uma porrada na cara na Mona Enrustida que se autodenomina "Coronel" mais uma vez! Sai desse armário, Coronel!!! Ah, povo burro!!!!
E por falar em povo burro....
Shami, muito obrigado pela dica de pauta!!!


sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Cachete Pergunta; João Paulo Responde!

O Blog O Cachete perguntou Via Twitter ao Ex-Prefeito João Paulo para qual Cargo ele iria se candidatar. Resposta abaixo:
Obrigado pela atenção, João Paulo! Ganhou um voto! Boa sorte e sucesso!

Meus Caros Generais

Um testemunho fantástico, uma história triste, um apelo ao bom senso...

Meus caros generais

por Marcelo Paiva

Eu ia dizer “caros milicos”. Não sei se é um termo ofensivo. Estigmatizado é. Preciso enumerar as razões?

Cabelo para trás, soldado!

Parte da sociedade civil quer rever a Lei da Anistia. Sugeriram a Comissão da Verdade, no desastroso Programa Nacional de Direitos Humanos, que Lula assinou sem ler. Vocês ameaçaram abandonar o governo, caso fosse aprovado.

Na Argentina, Espanha, Portugal, Chile, a anistia a militares envolvidos em crimes contra a humanidade foi revista. Há interesse para uma democracia em purificar o passado.

Aqui, teimam em não abrir mão do perdão. E têm aliados fortes, como o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que apesar de civil apareceu num patético uniforme de combate na volta do Haiti. Parecia um clown.

Vocês pertencem a uma nova geração de generais, almirantes, tenentes-brigadeiros. Eram jovens durante a ditadura. Devem ter navegado na contracultura, dançado Raul Seixas, tropicalistas. Usaram cabelos compridos, jeans desbotados? Namoraram ouvindo bossa nova? Assistiram aos filmes do cinema novo?

Sabemos que quem mais sofreu repressão depois do Golpe de 64 foram justamente os militares. Muitos foram presos e cassados. Havia até uma organização guerrilheira, a VPR, composta só por militares contra o regime.

Por que abrigar torturadores? Por que não colocá-los num banco de réus, um Tribunal de Nuremberg? Por que não limpar a fama da corporação?

Não se comparem a eles. Não devem nada a eles, que sujaram o nome das Forças Armadas. Vocês devem seguir uma tradição que nos honra, garantiu a República, o fim da ditadura de Getúlio, depois de combater os nazistas, e que hoje lidera a campanha no Haiti.

Sei que nossa relação, que começou quando eu tinha cinco anos, foi contaminada por abusos e absurdos. Culpa da polarização ideológica da época.

Seus antecessores cassaram o meu pai, deputado federal de 34 anos, no Golpe de 64, logo no primeiro Ato Institucional. Pois ele era relator de uma CPI que investigava o dinheiro da CIA para a preparação do golpe, interrogou militares, mostrou cheques depositados em contas para financiar a campanha anticomunista. Sabiam que meu pai nem era comunista?

Ele tentou fugir de Brasília, quando cercaram a cidade. Entrou num teco-teco, decolou, mas ameaçaram derrubar o avião. Ele pousou, saltou do avião ainda em movimento e correu pelo cerrado, sob balas.

Pulou o muro da embaixada da Iugoslávia e lá ficou, meses, até receber o salvo-conduto e se exilar. Passei meu aniversário de cinco anos nessa embaixada. Festão. Achávamos que a ditadura não ia durar. Que ironia...

MEU PAI CERCADO POR 3 FILHAS E PELA MÃE, AVÓ CECY, NA EMBAIXADA

NA EMBAIXADA. FESTÃO DE 5 ANOS. COM OS FILHOS DE OUTROS EXILADOS, PREPARADO PARA COMBATER A DITADURA [AO MEU LADO, GLAUCIA, FILHA DE ALMINO AFONSO]

Da Europa, meu pai enviou uma emocionante carta aos filhos, explicando o que tinha acontecido. Chamava alguns de vocês de “gorilas”. Ri muito quando a recebi.

Ainda era 1964, a família imaginava que fosse preciso partir para o exílio e se juntar na França, quando ele entrou clandestinamente no Brasil.

Num voo para o Uruguai, que fazia escala no Rio, pediu para comprar cigarros e cruzou portas, até cair na rua, pegar um táxi e aparecer de surpresa em casa. Naquela época, o controle de passageiros era amador.

Mas veio a luta armada, os primeiros sequestros, e atuavam justamente os filhos dos amigos e seus eleitores- ele foi eleito deputado em 1962 pelos estudantes.

A barra pesou com o AI-5, a repressão caiu matando, e muitos vinham pedir abrigo, grana para fugir. Ele conhecia rotas de fuga. Tinha um aviãozinho. Fernando Gasparian, o melhor amigo dele, sabia que ambos estavam sendo seguidos e fugiu para a Inglaterra. Alertou o meu pai, que continuou no País.

EU E EDU GASPARIAN, QUE FOI PRO EXÍLIO E DEIXOU TODAS AS GAROTAS DO COLÉGIO ANDREWS - RJ PRA MIM. QUE NÃO ME DAVAM A MENOR BOLA. DEVE SER A GOLA. OU A FRANJA

Em 20 de janeiro de 1971, feriado, deu praia. Alguns de vocês invadiram a nossa casa de manhã, apontaram metralhadoras. Depois, se acalmaram.

Ficamos com eles 24 horas. Até jogamos baralho. Não pareciam assustadores. Não tive medo. Eram tensos, mas brasileiros normais.

Levaram o meu pai, minha mãe e minha irmã Eliana, de 14 anos. Ele foi torturado e morto na dependência de vocês. A minha mãe ficou presa por 13 dias, e minha irmã, um dia.

Sumiram com o corpo dele, inventaram uma farsa [a de que ele tinha fugido] e não se falou mais no assunto.

Quando, aos 17 anos, fui me alistar na sede do Segundo Exército, vivi a humilhação de todos os moleques: nos obrigaram a ficar nus e a correr pelo campo. Era inverno.

Na ficha, eu deveria preencher se o pai era vivo ou morto. Na época, varão de família era dispensado. Não havia espaço para “desaparecido”. Deixei em branco.

Levei uma dura do oficial. Não resisti: “Vocês devem saber melhor do que eu se está vivo.” Silêncio na sala. Foram consultar um superior. Voltaram sem graça, carimbaram a minha ficha, “dispensado”, e saí de lá com a alma lavada.

Então, só em 1996, depois de um decreto lei do Fernando Henrique, amigo de pôquer do meu pai, o Governo Brasileiro assumiu a responsabilidade sobre os desaparecidos e nos entregou um atestado de óbito.

Até hoje não sabemos o que aconteceu, onde o enterraram e por quê? Meu pai era contra a luta armada. Sabemos que antes de começarem a sessão de tortura, o Brigadeiro Burnier lhe disse: “Enfim, deputadozinho, vamos tirar nossas diferenças.”

Isso tudo já faz quase 40 anos. A Lei da Anistia, aprovada ainda durante a ditadura, com um Congresso engessado pelo Pacote de Abril, senadores biônicos, não eleitos pelo povo, garante o perdão aos colegas de vocês que participaram da tortura.

Qual o sentido de ter torturadores entre seus pares? Livrem-se deles. Coragem.

Fonte:
Blog de Um Sem Mídia

PSDB Erra ao Utilizar Dados do Contas Abertas sobre o PAC

Um Partido que maldosamente altera números do PAC, cujo líder avisa que se eleger seu candidato presidente, cuja administração em São Paulo é caótica e responsável pelos alagamentos no estado.... é confiável? Você votaria nele?

PSDB erra ao utilizar dados do Contas Abertas sobre o PAC

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida, errou ao utilizar de forma equivocada informações do Contas Abertas sobre balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) referente a agosto de 2009. O parlamentar mencionou os dados de agosto de 2009, publicados pelo Contas Abertas, como se fossem comparáveis aos divulgados hoje. Com base nas informações distorcidas, o site do PSDB produziu matéria acusando a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de ter manipulado os números. Na matéria publicada hoje, o site do partido destaca: “governo infla programa e omite fracasso em saneamento e habitação”. Na realidade, o levantamento do Contas Abertas realizado com base nas informações de agosto de 2009 dos relatórios estaduais da Casa Civil identificou que, até aquele momento, apenas 9,8% da quantidade total de empreendimentos havia sido concluída. Caso fossem excluídas as obras de saneamento e habitação, a quantidade de obras concluídas representaria 31% do total dos empreendimentos. Esses dados, relativos a agosto de 2009, o Contas Abertas confirma. É importante sublinhar que a entrevista que o economista Gil Castello Branco, do Contas Abertas, concedeu sobre o assunto ao portal R7, mencionada no site do PSDB, referiu-se a dados de agosto do ano passado, não tendo qualquer relação com os dados hoje divulgados no balanço do PAC 3 anos. O confronto de informações de agosto de 2009 com as informações divulgadas hoje pelo comitê gestor do programa, referentes a dezembro de 2009, é absolutamente incorreto.
Fonte:
Associação Contas Abertas
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Choradeira Continua... Mas o TSE disse não!

Buuuáááááá´.... Eu queria ser Presidente do Brasil!!!!

O ministro auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, julgou improcedente a representação proposta pelos partidos de oposição (DEM, PSDB e PPS) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por propaganda eleitoral antecipada.

Na ação, os partidos pediam ao TSE a condenação do presidente Lula e da ministra Dilma ao pagamento de multa no valor entre 20 mil e 50 mil Unidades de Referência Fiscal (UFIR), algo entre R$ 21 mil e R$ 52 mil, que é o maior valor aplicável por propaganda antecipada.

Os partidos alegaram que a propaganda antecipada teria ocorrido durante os discursos do presidente Lula na inauguração da Barragem Setúbal, em Jenipapo (MG), e do Campus de Araçuaí (MG), ocorridas no dia 19 de janeiro deste ano.

O relator afirmou que nos discursos do presidente não há manifestações de apoio a qualquer eventual candidato, menção a candidaturas, pedido de voto, nem declarações que desabonem partidos oposicionistas ou algum de seus integrantes.

A propaganda eleitoral somente é permitida pela Lei das Eleições após o dia 5 de julho do ano eleitoral.
Fonte: UOL/Agência Brasil

Opinião deste Blog:

Agora chega, né? Já está enchendo o saco essa história de processo no TSE por propaganda antecipada...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um Porta-aviões Chamado Haiti

A IV Frota em ação: um porta-aviões chamado Haiti
Com a crise haitiana, a militarização das relações entre os EUA e a América Latina avança mais um passo, como parte da militarização de toda política externa de Washington. A intervenção é tão escancarada que o jornal chinês "Diário do Povo" pergunta se os EUA pretendem incorporar o Haiti como mais um Estado. Em apenas uma semana o Pentágono mobilizou para a ilha um porta-aviões, 33 aviões de socorro e numerosos navios de guerra, além de 11 mil soldados. A Minustah, missão da ONU para a estabilização do Haiti, tem apenas 7 mil soldados. O problema central para a hegemonia dos EUA na região é o Brasil. O artigo é de Raul Zibechi.

Raul Zibechi

A reação dos Estados Unidos de militarizar a parte haitiana da ilha logo após o devastador terremoto de 12 de janeiro deve ser considerada dentro do contexto gerado a partir da crise financeira e da chegada de Barack Obama à presidência. As tendências de fundo já estavam presentes, mas a crise acelerou-as de um modo que lhes deu maior visibilidade. Trata-se da primeira intervenção de envergadura da IV Frota, restabelecida há pouco tempo.

Com a crise haitiana, a militarização das relações entre os EUA e a América Latina avança mais um passo, como parte da militarização de toda política externa de Washington. Deste modo, a superpotência em declínio tenta retardar o processo que a converterá em uma de outras seis ou sete potências no mundo. A intervenção é tão escancarada que o jornal oficial chinês Diário do Povo (de 21 de janeiro) pergunta se os EUA pretendem incorporar o Haiti como um Estado mais da União.

O jornal chinês cita uma análise da revista Time, onde se assegura que “o Haiti se converteu no 51° estado dos EUA ou, pelo menos, seu quintal”. Com efeito, em apenas uma semana o Pentágono mobilizou para a ilha um porta-aviões, 33 aviões de socorro e numerosos navios de guerra, além de 11 mil soldados. A Minustah, missão da ONU para a estabilização do Haiti, tem apenas 7 mil soldados. Segundo a Folha de São Paulo (20 de janeiro), os EUA substituíram o Brasil de seu lugar de direção da intervenção militar na ilha, já que, em poucas semanas, terá “doze vezes mais militares que o Brasil no Haiti”, chegando a 16 mil homens.

O mesmo Diário do Povo, em um artigo sobre o “efeito estadunidense” no Caribe, assegura que a intervenção militar deste país no Haiti terá influência em sua estratégia no Caribe e na América Latina, onde mantém uma importante confrontação com Cuba e Venezuela. Essa região é, para o jornal chinês, “a porta de entrada de seu quintal”, que os EUA buscam “controlar muito de perto” para “continuar ampliando seu raio de influência sobre o sul”.

Tudo isso não é muito novo. O importante é que se inscreve em uma escalada que iniciou com o golpe militar em Honduras e com os acordos com a Colômbia para a utilização de sete bases neste país. Se, a isso, somamos o uso das quatro bases que o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, cedeu a Washington em outubro, e as já existentes em Aruba e Curaçao (ilhas próximas a Venezuela pertencentes a Holanda), temos um total de 13 bases rodeando o processo bolivariano. Agora, além disso, consegue posicionar um enorme porta-aviões no meio do Caribe.

Segundo Ignácio Ramonet, no Le Monde Diplomatique de janeiro, “tudo anuncia uma agressão iminente”. Esse não parece ser o cenário mais provável, ainda que se possa concluir duas coisas: os EUA optaram pelo militarismo para mitigar seu declínio e necessitam do petróleo da Colômbia, Equador e, sobretudo, da Venezuela para afiançar sua situação hegemônica ou, pelo menos, diminuir a velocidade deste declínio. No entanto, as coisas não são tão simples.

Para o jornal francês, “a chave está em Caracas”. Sim e não. Sim porque, com efeito, 15% das importações de petróleo dos EUA provém da Colômbia, Venezuela e Equador, mesmo índice da quantidade importada do Oriente Médio. Além disso, a Venezuela caminha para converter-se na maior reserva de petróleo do planeta, assim que se confirmarem as reservas do Orinoco descobertas recentemente. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, seriam o dobro das da Arábia Saudita. Tudo isso seria suficiente para que Washington desejasse, como deseja, tirar Hugo Chávez do poder.

Ao meu modo de ver, o problema central para a hegemonia estadunidense no seu “quintal” é o Brasil. O petróleo é uma riqueza importante. Mas é preciso extraí-lo e transportá-lo, o que demanda investimentos, ou seja, estabilidade política. O Brasil já é uma potência global, é o segundo dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), ficando atrás em importância apenas da China. Dos dez maiores bancos do mundo, três são brasileiros (e cinco chineses). Nenhum destes dez bancos é dos EUA ou da Inglaterra. O Brasil tem a sexta reserva de urânio do mundo (com apenas 25% de seu território investigado) e estará entre as cinco maiores reservas de petróleo quando for concluída a prospecção da bacia de Santos. As multinacionais brasileiras figuram entre as maiores do mundo. A Vale do Rio Doce é a segunda mineradora e a primeira em mineração de ferro; a Petrobras é a quarta empresa petrolífera do mundo e a quinta empresa global por seu valor de mercado; a Embraer é a terceira empresa aeronáutica, atrás apenas da Boeing e da Airbus; o JBS Friboi é o primeiro frigorífico de carne de gado bovino do mundo; a Braskem é a oitava petroquímica do planeta. E poderíamos seguir com a lista.

Ao contrário da China, o Brasil é autosuficiente em matéria de energia e será um grande exportador. Sua maior vulnerabilidade, a militar, está em vias de ser superada graças à associação estratégica com a França. Na década que se inicia, o Brasil fabricará aviões caça de última geração, helicópteros de combate e submarinos graças à transferência de tecnologia pela França. Até 2020, se não antes, será a quinta economia do planeta. E tudo isso ocorre debaixo do nariz dos EUA.

O Brasil já controla boa parte do Produto Interno Bruto da Bolívia, Paraguai e Uruguai, tem uma presença muito firme na Argentina, da qual é um sócio estratégico, assim como no Equador e no Peru, que facilitam a saída para o Pacífico. Aí está o osso mais duro para a IV Frota. O Pentágono desenhou para o Brasil a mesma estratégia que aplica a China: gerar conflitos em suas fronteiras para impedir a expansão de sua influência: Coréia do Norte, Afeganistão, Paquistão, além da desestabilização da província de Xinjiang, de maioria muçulmana.

Na América do Sul, um rosário de instalações militares do Comando Sul rodeia o Brasil pela região andina e o sul. A pinça se fecha com o conflito Colômbia-Venezuela e Colômbia-Equador. Agora contará com o porta-aviões haitiano, deslocando desta ilha a importante presença brasileira à frente da Minustah. É uma estratégia de ferro, friamente calculada e rapidamente executada.

O problema que as nações e os povos da região enfrentam é que as catástrofes naturais serão uma moeda de troca corrente nas próximas décadas. Isso é apenas o começo. A IV Frota será o braço militar mais experimentado e melhor preparado para intervenções “humanitárias” em situações de emergência. O Haiti não será a exceção, mas sim o primeiro capítulo de uma nova série pautada pelo posicionamento militar dos EUA em toda a região. Dito de outro modo: nós, latino-americanos, corremos sério perigo e já é hora de nos darmos conta disso.

Tradução: Katarina Peixoto

Recebido por e-mail - Copyleft Carta Maior

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma."
(Joseph Pulitzer)